Existem diversos métodos para a criação de uma boa senha. Listamos abaixo os mais eficientes e coerentes para lhe auxiliar na criação de uma senha forte:
- Ao criar uma nova senha deve-se evitar a utilização de nomes comuns que possuam ser associados ao usuário. Assim como: Nomes, sobrenomes, placas de carro, números de telefone, datas, entre outros. Pois estes dados podem ser obtidos com facilidade.
- A senha deve ter pelo menos 8 caracteres, que podem ser letras, números e símbolos. Em alguns casos é possível utilizar letras maiúsculas e minúsculas na elaboração da senha, o que a fortalece ainda mais. A senha deve ser fácil de digitar e de lembrar.
- A senha não deve conter apenas letras. É interessante misturar letras maiúsculas e minúsculas e ainda, números. Uma boa dica é utilizar uma frase, e pegar por exemplo: a primeira letra da primeira palavra, a terceira letra da segunda palavra, a ultima letra da terceira palavra. Este é apenas um exemplo que gera senhas bastante fortes.
- As senhas devem ser trocadas periodicamente, o ideal é que sejam trocadas a cada 2 ou 3 meses.
Estes métodos estão baseados na cartilha da CERT sobre o assunto. Esta pode ser visualizada através do endereço: http://cartilha.cert.br/