20 de jan. de 2014

Modelos de melhoria e avaliação do processo de software ISO 9000-3 - Qualidade de Software 7

Para o avanço das organizações intensivas em software, a prática da melhoria de processo de software tem se mostrado viável, eficaz e eficiente. Consiste a abordagem na prática de ações orientadas para alteração dos processos aplicados para: aquisição, fornecimento, desenvolvimento e manutenção/suporte de sistemas de software.

As normas da série ISO 9000 representam outro marco na utilização do processo. As normas foram desenvolvidas para apoiar organizações de todos os tipos e tamanhos, na implementação e operação de sistemas de qualidade eficazes. A ISO 9000-3 define diretrizes para facilitar a aplicação da norma ISO 9001 a organizações que desenvolvem, fornecem e mantém softwares. As diretrizes propostas na ISO 9000-3 cobrem questões como: entendimento dos requisitos funcionais entre contratante e contratado, uso de metodologias consistentes para desenvolvimento de software e gerenciamento de projeto desde a concepção até a manutenção.


As diretrizes da ISO 9000-3

A ISO 9001 baseia-se em 20 diretrizes (ou critérios) que englobam vários aspectos da garantia da qualidade. A ISO 9000-3 engloba somente 12 desses elementos. O ponto central dos critérios de um sistema de gestão da qualidade baseada nas normas ISO 9000 é a apropriada documentação desse sistema. São as diretrizes: Controle de documentos e dados, requisitos de aquisição. requisitos da fase de projeto do produto, produtos fornecidos por clientes ou fornecedores, revisão dos requisitos de contrato, identificação e controle de produtos, requisitos do sistema de qualidade, processo de controle de requisitos, responsabilidades da gerência, testes e inspeções dos produtos, controle de equipamentos de inspeção, controle dos registros de qualidade, inspeção e teste de produtos, requisitos da auditoria da qualidade, controle de não conformidade, requisitos de manutenção, ações corretivas e preventivas, técnicas estatísticas, manuseio, armazenamento e expedição e requisitos de treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário