O futuro dos computadores é quântico. Atualmente possuímos processadores de silício em nossas máquinas, estes processadores efetuam cálculos baseados em bits, que podem assumir estados binários (0 e 1). Os processadores quânticos não possuem esta limitação, seus cálculos são efetuados através de Qubits, que seriam os bits quânticos, estes podem assumir estados por sobreposição, ou seja, podem ser “0”,” 1”,” 0,1” e “1,0” ou todos eles ao mesmo tempo. Pra entender isto é necessário assimilar alguns conceitos de física e mecânica quântica. Recomendo que assista ao vídeo abaixo:
Gato de Schrödinger
Para entender melhor como isto funciona um físico austríaco chamado Erwin Schrödinger propôs um exercício mental que ficou conhecido como o “Gato de Schrödinger”. De forma reduzida este experimento diz que há uma caixa com um gato dentro, não é possível ver ou ouvir o gato, mas é assumido como verdade que o gato está na caixa. A questão que é proposta é: “O gato está vivo ou está morto?”. Com a caixa fechada não há nenhuma forma de afirmar que o gato está vivo ou morto, dessa forma o gato assume os dois estados, de vivo e de morto. Este estado somente se alterará quando o observador olhar dentro da caixa. Assim como o experimento da fenda exibido no vídeo acima.
Erwin Schrödinger |
Atualmente já foram produzidos os primeiros processadores quânticos. Uma empresa chamada D-Wave produziu um processador chamado “D-Wave One”. Este é vendido pela bagatela de 10 milhões de dólares, e funciona apenas em conjunto com um computador convencional. O D-Wave One posso ser utilizado para inúmeros fins que envolvam cálculos complexos.