7 de jan. de 2018

Xiaomi Mi Router 3

Especificações Técnicas


Marca: Xiaomi
Modelo: Mi Roteador 3
Interface: LAN (2 Portas),WAN (1 Porta)
Tipo de conexão: Ethernet, Sem fio
Largura total de banda: 1167Mbps
Ganho das antenas: 5dBi,6dBi
Tensão de Funcionamento: 12V 1A
Língua: Inglês



Comprei um Mi Router 3 e ele é, sem dúvidas, o melhor roteador para uso doméstico, considerando o seu preço. Paguei R$130,00, entre valor do produto e frete, e não fui taxado. O roteador levou 32 dias corridos para chegar.




Minha primeira surpresa foi a caixa do produto. Este é o segundo produto Xiaomi que compro, é impressionante o cuidado com a experiência de unBox, que mesmo simples, justifica o apelido de Apple chinesa. Lembra bastante a caixa de um iPad ou qualquer outro produto Apple. Se houvesse uma maçã na caixa, facilmente passaria por um produto Apple.


Dentro da caixa eu encontro um produto muito mais fino, leve e bonito do que eu imaginava. Vi muitos vídeos e análises do produto antes de comprar, mas em mãos, é muito mais bonito.








Liguei o roteador, ele vem com uma fonte de 12V 1A que não precisa de adaptadores para nosso padrão brasileiro de tomadas. Mas, infelizmente, não vem com um patch cord na caixa. Felizmente não é necessário possuir um para configurar, é possível conectar no wifi previamente configurado. Eu preferi configurar com um cabo mesmo. O IP padrão dele é 192.168.35.1. Assim que aberta a tela de configuração, é possível escolher entre dois modos, Repetidor ou Roteador principal, este segundo foi o meu caso.

Status




A interface de configuração é belíssima e muito intuitiva, mesmo para um produto vendido na China, a interface está em inglês nessa versão. Importante perceber que, o Mi Router versão 3G possui somente interface em chinês até o momento, mas facilmente contornável com o Google Translate. Felizmente na Versão 3 (sem o G), não foi necessária nenhuma intervenção. A versão 3 possui especificações mais modestas que o 3G, mas que atende completamente as necessidades da minha rede doméstica.

A primeira tela exibe status de dispositivos conectados ao roteador, pela rede Wifi em 2.4Ghz e 5Ghz, exibe dispositivos conectados via cabo e dispositivos conectados à rede de visitantes. É possível ter até 3 redes Wifi no Mi Router, uma para cada frequência e uma rede para visitantes. Ao conectar à rede de convidados o dispositivo não tem acesso à sua rede local, apenas acesso direto à internet. Isto é perfeito no meu caso, onde as visitas não precisam ter acesso ao meu servidor doméstico e demais dispositivos da minha rede.

Storage



A segunda tela, Storage, exibe informações sobre o dispositivo que está conectado ao USB do Mi Router, no meu caso um HD de 500GB. Exibe, também, links para download dos aplicativos clientes do Mi Router. Ele possui aplicativos para Windows, Mac OS, iOS e Android. A aplicação para Windows e Mac não possui muitas finalidades, mas é necessário instala-la para ter acesso ao HD, exatamente como um servidor NAS. Infelizmente ela está em chinês e não consegui ainda decifra-la para entender suas funcionalidades, mas acredito que através dela é possível inclusive, fazer download via torrent diretamente no Mi Router.


Settings



Na terceira tela, Settings, é possível configurar todos os parâmetros de rede local, conexão a WAN, habilitar ou desabilitar as redes wifi e alterar seus nomes e senhas.
Há a possibilidade de habilitar a opção Dual Band onde o roteador exibe o mesmo nome de rede wifi para as frequências de 2.4Ghz e 5Ghz. O próprio roteador faz a escolha de qual frequência o dispositivo vai conectar, dependendo da distância e da tecnologia da placa de rede do dispositivo. Habilitei essa opção pois, sabemos que a rede 5Ghz, embora muito mais veloz e estável, possui um alcance menor. Sendo assim, quando me afasto do roteador a ponto de perder o sinal de 5Ghz ele automaticamente troca meu acesso para a frequência de 2.4Ghz.
Em Security é possível trabalhar como um Firewall bloqueando endereços indesejados e afins.


Advanced



O último menu é para configurações avançadas, onde é possível utilizar o recurso de QoS que prioriza ou não a banda para um dispositivo, você pode priorizar a conexão de seu Playstation para que a jogatina online se mantenha estável, mesmo que sua esposa esteja vendo Netflix na TV.
É possível configurar serviço de DDNS, inclusive do No-IP, fazer redirecionamento de portas e configurar uma VPN. Para VPN ele aceita os protocolos PPTP e L2TP.


Aplicativo Mobile


Os aplicativos para Android e iOS são perfeitos, exibindo todas as opções da interface Web e muitas outras. É possível ver os dispositivos conectados ao Roteador, qual frequência de wifi estão usando, bloqueá-los, acessar os arquivos do roteador, enviar e fazer download deles, exatamente como um Cloud privado, fazer backup das fotos de seu celular para o HD e ter acesso a todos os parâmetros de configuração do dispositivo. É possível ver o qual da banda de internet cada dispositivo está utilizando.
O Aplicativo detecta automaticamente o fabricante e modelo do dispositivo, é possível editar essas informações se necessário. É possível incluir outros Mi Routers no mesmo aplicativo



É possível gerenciar os dispositivos conectados a rede de visitantes, administrar o Firewall e otimizar o Wifi. Este último é um recurso que me deixou muito surpreso, ao executar o otimizador ele analisa o sinal do wifi através do seu celular e alterna o canal do wifi para minimizar interferências e afins.



O gerenciador de arquivos é muito completo, mesmo no iOS, é possível fazer download e upload de arquivos para o HD conectado ao USB do roteador. Inclusive todas essas opções estão disponíveis no app mesmo que você esteja fora da sua rede, um ótimo gerenciamento remoto e cloud privado.









Conclusão


O Mi Router 3 possui alguns pontos negativos, ele não é perfeito, como aplicativo para computador em chinês e apenas duas portas LAN. Mas estes são detalhes perto de tudo que o dispositivo oferece, ele oferece muitas funções e possibilidades, principalmente pelo seu pequeno preço e tamanho. 
É um dispositivo muito bonito e fica muito bem em no ambiente, possui apenas um LED na frente e não incomoda em nada. Este LED fica laranja quando sem conexão com a internet e azul quando se conecta a internet. 
Eu recomendo o Mi Router 3 por tudo que ele oferece e pelo baixo custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário