3 de dez. de 2013

Energia Nuclear

Atualmente 16% da energia elétrica do mundo é proveniente das usinas nucleares. Este número parece pequeno, mas se relacionados a alguns países como a França, onde 75% da energia é gerada por usinas nucleares, passa a ser bem significante. Existem mais de 400 usinas espalhadas pelo mundo, destas mais de 100, ficam nos Estados Unidos.

Você já parou para pensar como é gerada a energia em uma usina nuclear?

Tudo começa com o elemento mais utilizado, o Urânio. O senhor Urânio é o que podemos chamar de pó de estrela, e literalmente é isso mesmo. É o pó de estrelas antigas que explodiram e formaram nosso planeta.
Existem muitos tipos de Urânio, o mais comum deles é o U-238 que compõe 99% do urânio de nosso planeta. Existem outros tipo mais raros como o U-235 e o U-234. Existe também o U2 que é uma ótima banda e eu recomendo (tah dum tsssssss).

O processo realizado no urânio é chamado de fissão induzida, e um dos únicos materiais sofrer este tipo de processo é o Urânio U-235, o que o torna perfeito para a produção de energia nuclear, e também para produção de bombas atômicas. A mágica ocorre quando um nêutron atravessa um núcleo de urânio, o núcleo absorve o nêutron, se torna instável e se divide. Essa divisão gera dois novos átomos mais leves e arremessa 2 ou 3 nêutrons novos. Estes novos átomos geram radiação gama neste processo.

Para a produção da energia, é necessário um punhado de urânio enriquecido (2% a 3% ou mais de U-235). Este urânio é formado em péletes, similares a uma pílula com o diâmetro de uma moeda de 10 centavos. Estes são dispostos em hastes longas agrupadas em feixes. Estas hastes são submersas em água que atua como refrigerante. Sem a água o urânio certamente derreteria.

As hastes são inseridas no feixe com um mecanismo que pode elevar ou abaixar as hastes de controle. Isto permite aos operadores controlarem o índice de reação nuclear. Para gerar mais calor, as hastes são levantadas para fora do feixe, para gerar menos calor as hastes são abaixadas no feixe de urânio.
É esse calor gerado que aquece a água, que se transforma em vapor. Este vapor aciona uma turbina a vapor que faz girar um gerador que produz energia.

Simples não é ?