Existem diversos meios pelos quais computadores podem ser interligados. Conforme as características do material e do tipo de cabo, o sinal pode ser transportado por uma distância maior ou menor e determina o comprimento máximo do cabo.
É um cabo com núcleo de cobre e coberto por um isolante de PVC ou teflon e uma camada de blindagem de malha de cobre ou alumínio e por último um plástico. Os sinais trafegam pelo núcleo do cabo. A blindagem tem a função de proteger o cabo de sinais eletrônicos absorvendo-os, diminuindo a intensidade de ruídos. Este é o mesmo cabo utilizado por TVs de assinatura e outros sistemas de TV.
Par trançado
É formado por dois fios isolados de cobre torcidos e podem ser blindados(STP) ou não(UTP). Um cabo é formado por 2 ou 4 pares de fios agrupados e fechados em um revestimento protetor. Transporta sinal por até 100 metros. Para conexão é utilizado um conector RJ45. São divididos em categorias:
- Categoria 1: UTP para telefonia.
- Categoria 2: Transmite até 4MHz. Contém dois pares.
- Categoria 3: Até 10MHz. Contém dois pares.
- Categoria 4: Até 16MHz, com 4 pares.
- Categoria 5: Até 100MHz com 4 apres.
- Categoria 5e: Até 100MHz com 4 pares.
- Categoria 6e: Até 250MHz com 4 pares.
Fibra Ótica
Trata-se de um filamento de vidro coberto com uma substância com índice menor de refração, que fazem com que os raios sejam refletidos internamente, minimizando perdas de transmissão. Sendo coberto por uma camada de plástico. Cada filamento de vidro pode transportar o sinal somente em uma direção, sendo assim o cabo é formado de duas vias revestidas de plástico e fibras de kevlar para dar firmeza ao cabo.
Existem dois tipos:
- Multímodo: utiliza um LED como fonte de luz que é de menor custo. O filamento tem 62,5 micron ou 50 micron de diâmetro. Transporta sinal por até 2KM à uma velocidade de 100Mbps e por 550m à uma velocidade de 1Gbps.
- Monomodo: Utiliza laser como fonte de luz. O filamento é mais fino com cerca de 10 microns de diâmetro. Transporta sinal por até 5KM em uma velocidade de até 1Gbps.
Nenhum comentário:
Postar um comentário