A qualidade no software pode ser conseguida através de análise, projeto, codificação e teste, também, uma efetiva aplicação de revisões técnicas formais para controle de produtos de trabalho de software e de modificações feitas neles. A garantia estatística de qualidade de software reflete uma tendência entre os profissionais da área de computação e apoia-se na questão quantitativa a respeito da frequência de ocorrência de erros e inconsistências nos softwares rastreados ao longo de um período específico.
Com a acentuação da globalização na década de 1980, aumenta a necessidade de normas internacionais, nomeadamente a partir da criação da União Européia que suplantou a norma padrão internacional a ISO 900 (International Organization for Standardization), através da criação de uma organização não-governamental, cuja função é a de promover a normatização de produtos e serviços.
ISO 900
Descreve os elementos de garantia em termos genéricos, que podem aplicados a qualquer negócio independentemente dos produtos ou serviços oferecidos. A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações, uma vez que lhes confere: gestão, promovendo confiança a própria administração de que seus produtos atenderão à satisfação dos clientes e garantia, pois promove confiança aos clientes de que os produtos atenderão à sua satisfação.
Os modelos da norma ISO 900 são os seguintes:
- ISO 9001: garantia de qualidade em projetos/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica.
- ISO 9002: Garantia de qualidade em produção e montagem, instalação, prestação de serviço.
- ISO 9003: Garantia da qualidade em inspeção e testes finais.
- ISO 9004: Gestão de qualidade e elementos do sistema de qualidade - diretrizes.