16 de dez. de 2013

Como proteger um pendrive de vírus

É perceptível que a maioria dos vírus, não importa o ambiente, são espalhados por pendrives quando há o compartilhamento de arquivos. O ideal é sempre manter um antivírus de qualidade instalado, e atualizado periodicamente. Entretanto, outras medidas podem ser tomadas para evitar a disseminação de pragas virtuais que se utilizam de dispositivos removíveis como meio propagação.
Esta, é uma forma bastante simples, mas eficiente, de evitar que 98% dos vírus invadam seu dispositivo removível. A maioria destes vírus infectam a raiz do dispositivo no momento em que este é conectado na máquina e assim infectam outra máquina quando o dispositivo é conectado. De forma imperceptível ao usuário, diversas pragas virtuais são propagadas dessa forma. 
 
Protegendo o pendrive

Vamos realizar um procedimento, no Windows, que evita que estes vírus infectem a raiz de um pendrive:

Antes de iniciar o procedimento, faça backup de todos os arquivos de seu pendrive. 
 
Após realizar o backup de todos os arquivos de seu pendrive, é necessário formatá-lo para NTFS(New Technology File System), sistema de arquivos criado pela Microsft. Com este processo habilitaremos alguns parâmetros para a dispositivo. Além, de este poder lidar com arquivos de maior tamanho que o disponibilizado pelo FAT, que é o sistema de arquivos padrão deste tipo de dispositivo.
Vá em "Meu computador" e clique com o botão direito do mouse sobre seu pendrive e então em "Formatar...". Na tela aberta, em "Sistema de arquivos" selecione "NTFS" e clique em "Iniciar".
 
 
 
Após o pendrive estar formatado em NTFS, vamos criar uma pasta na raiz do pendrive. Esta pasta será nossa nova raiz, e pode ter qualquer nome, em meu caso será "TRABALHO".
 
 
 
 
Agora vamos alterar a permissão da raiz do pendrive. Volte em "Meu Computador", clique com o botão direito sobre o pendrive e em "Propriedades". Agora na aba "Segurança" clique em "Editar...". Na tela exibida, na coluna "Permitir" desmarque a maioria das opções, deixando marcadas somente: "Ler & Executar", "Listar conteúdo da pasta" e "Leitura". Todas as outras opções devem estar desmarcadas.
Este procedimento evita que qualquer arquivo seja gravado na raiz do pendrive, inclusive vírus.
 

Agora entre no pendrive e localize a pasta que foi previamente criada. Clique com o botão direito nesta pasta e em "Propriedades". Agora na aba "Segurança" clique em "Editar...". Na tela exibida, na coluna "Permitir" marque todas as opções, deste modo, atribuindo permissão total para este diretório. A partir deste momento, poderão ser incluídos arquivos dentro, e somente dentro, desta pasta. Nela, podem ser criados outros subdiretórios e enviados novos arquivos.

É importante ter em mente que este procedimento protege protege a raiz do pendrive evitando que o tipo mais comum de vírus infectem a raiz. Entretanto, é necessário perceber que vírus ainda podem ser incluídos nesta pasta criada como nova raiz de forma manual. Então, se forem enviados arquivos infectados para esta pasta, esta ação não proibirá a entrada de vírus.
Mesmo assim, seu pendrive agora está certamente 98% mais seguro contra pragas virtuais.

 

Um comentário: