27 de jan. de 2014

ISO/IEC 12207 Modelo de qualidade no processo de ciclo de vida do software - Qualidade de Software 8

A ISO 12207 tem como objetivo o estabelecimento de uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software como forma de ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento do software e, assim, conseguirem firmar contratos e executarem projetos de forma eficaz.

As pesquisas em torno da engenharia de software mostram relevância da resolução de problemas de falhas em projetos basear-se em modelos de melhoria e processos que permeiam três variáveis de suma importância conjuntamente expressivas no contexto de desenvolvimento de software:
  • Processo
  • Pessoas
  • Tecnologia
Quando é fornecido um produto ou serviço, no caso de um software uma sequência de etapas é sempre seguida para contemplar um conjunto de tarefas. As tarefas são realizadas na mesma ordem todas as vezes. Por fim, considera-se um conjunto de tarefas ordenadas como sendo um processo, uma série de etapas que envolvem atividades, restrições e recursos para alcançar a saída desejada.

Considera-se que o processo de criação de um produto pode ser concebido como um ciclo de vida comporto por procedimento, da mesma maneira, pode-se considerar que o processo de desenvolvimento de software constitui-se ser o ciclo de vida do software.


A ISO 12207 tem como proposta a utilização desde a concepção até a descontinuidade do produto de software ressaltando a importância do envolvimento de todos aqueles responsáveis pela produção, manutenção e operação do software tais como adquirentes, fornecedores, operadores, desenvolvedores, mantenedores, gerentes, profissionais de qualidade e usuários.

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