26 de fev. de 2015

Transformando um PC antigo em PC Gamer

  

A pouco tempo comprei um notebook novo, um Dell Vostro 5470, talvez fale dele futuramente. Por este motivo, meu antigo Sony Vaio ficou encostado e sem uso. Sugeri a troca com um amigo por seu antigo Desktop. Então apareceu em minha vida um Core i5, meu objetivo foi transformar ele em um PC Gamer.


 Configurações:
Intel® Core™ i5-2300  6M Cache 2.80 GHz
Memória: Markvion 2X2Gb DDR3
HD 500GB 7200Rpm Seagate
Fonte furreca qualquer
Leitor e gravador de DVD
Placa mãe Intel DH61CR



Esse é um ótimo processador e tem um turbo Boost que pode elevar seu clock à 3.1GHz, sendo da segunda geração de processadores Intel® Core™. Este processador é suficiente para rodar uma placa de desempenho mediano sem gargalo e arriscaria até utiliza-lo com placas de alto de desempenho.

A lista de compras para a atualização não foi muito extensa, pelo menos não por enquanto. Comprei apenas três componentes que transformaram este PC de "deixado no canto" para uma verdadeira máquina gamer capaz de rodar os jogos atuais em qualidade Ultra em full HD.

Lista de compras:
Gabinete Cooler Master N200 (link fabricante)
Fonte Cooler Master G650M (link fabricante)
Placa de Vídeo Gigabyte Radeon R9 280 (link fabricante)

Esta é uma placa de vídeo que merece uma atenção especial, possui uma ótima configuração e desempenho. Além de sistema de resfriamento muito eficiente e silencioso com 3 coolers.
Ela possui 3Gb de memória GDDR5, em uma interface de 384-bit. Tá bom ou quer mais?
Escolhi esta placa, dentre outros modelos do mercado, por uma excelente relação de custo benefício. Pensei em comprar uma GTX960, pois seu preço é bem similar e desempenho também. Além de já possuir suporte à DirectX 12. Mas, possui apenas 2Gb de RAM, isto foi decisivo para escolha dessa placa que possui 3GB de RAM. Você pode achar que isto não faz diferença, mas para jogos mais atuais só é possível obter texturas em alta definição com mais de 2Gb de memória para o vídeo. (Ryse quem o diga...) Então essa é o melhor custo benefício no momento em que comprei esses componentes, achei por R$814,00.

Muito bonita, garbosa e imponente. Essa placa é mesmo muito grande. Méritos ao sistema WindForce da Gigabyte. Muitas placas são fabricadas Hoje com este mesmo sistema de resfriamento. E de bonus, ela ainda vem com um simples, mas significante overclock de fábrica.
Excelente qualidade, mesmo com acabamento em plástico, ela é muito firme. E... precisa de uma fonte de no mínimo 600W de potência, é um monstro consumidor, assim como todos as placas de vídeo Radeon.
Ainda assim, valeu a pena pela relação custo-benefício de todos os componentes. 
Dentre os modelos de fontes disponível, optei pela Cooler Master G650M com, obviamente 650W de potência. Esse M indica uma fonte modular. Entretanto, eu classificaria esta fonte como semi-modular, já que os cabos de alimentação da placa mãe, processador, e de placas de vídeo não podem ser removidos. Ainda me sobrou, segundo especificado 50W de potencia. Sobra para um futuro Upgrade.

Com uma placa de vídeo tão grande, obviamente tive que trocar de gabinete. Optei pelo N200 da Cooler Master. É um gabinete de entrada, mas muito bem feito e bem compacto. Consegui encontrar por R$170,00, o que é ótimo para um gabinete Gamer. Optei por ele justamente por ser bem pequeno e a alguns anos possui um gabinete Cooler Master da série Elite e o material nesta série N possui ótima qualidade, assim como o Elite.

O resultado final é muito gratificante. É quase como um filho rs
Acrescentei ainda, um HD de 1TB para armazenamento de mídia e arquivos que tinha guardado em meus pertences.
Além de retirar o leitor de DVD para deixar o visual do gabinete mais limpo.
Tive muitos problemas para fazer tudo funcionar, uma vez que a placa mãe possuía uma BIOS de 2011. A R9 280 não estava em sua lista de compatibilidade, isso resultou em um não funcionamento imediato da placa de vídeo. Tive que atualizar a placa mãe para a BIOS mais recente disponível. Este processo teve que ser realizado de versão para versão, o que foi bastante cansativo. Pensei até em desistir e comprar uma placa mãe nova, mas não queria gastar mais dinheiro com este computador.
Restam, ainda, algumas coisas para melhorar como adicionar um CPU Cooler para melhorar a temperatura do processar e principalmente adicionar mais memória RAM. Entretanto esta configuração é suficientemente potente parar rodar muitos jogos no ULTRA, como Farcry 3, Tomb Raider, Grid AutoSport, Ryse e muitos outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário