30 de nov. de 2013

O que é um Processo?

Para Pfleeger (2004), um processo envolve um conjunto de métodos, técnicas, ferramentas e pessoas de forma a prescrever todas as suas principais atividades. Complementa que cada atividade do processo tem critérios de entrada e saída, de modo que seja possível saber quando o processo começa e termina.



Elementos que compõem um processo:

1- Entradas: São as matérias primas, serviços, informações, requisitos, etc;

2- Processo: Pessoas utilizando recursos (materiais, matéria prima, informações, máquinas e equipamentos, etc.) realizam um conjunto de atividades com o proposito de transformar as entradas em saídas atendendo os requisitos dos clientes.

3- Saídas: Produtos e Serviços.

Sendo assim podemos observar que cada processo recebe entradas, estas entradas são transformadas por um processo, os componentes de um processo incluem trabalho humano, tecnologia, métodos, materiais e gerenciamento. Um processo gera saídas, e os clientes são receptores destas saídas. Fornecedores são provedores de serviços ou matérias primas (entradas do processo).
As vantagens do gerenciamento por processos são:

  • Alinha estrategicamente a organização; 
  • Foca a organização no cliente; 
  • Obriga a organização a prestar contas pelo desempenho dos processos; 
  • Alinha a força de trabalho com os processos; 
  • Evidencia a necessidade de alocação de recursos;
  •  Melhora a eficiência.

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