6 de dez. de 2013

Algoritmos e Lógica de Programação 1: Introdução

Estamos iniciando uma nova série de postagens com aulas e dicas rápidas de Algoritmos e Lógica de Programação. Neste primeiro artigo falaremos sobre o processo de construção de um algoritmo.

Introdução
Para solucionar qualquer problema precisamos de uma sequência lógica. A esta sequência dá-se o nome de Algoritmo. Ao acordarmos teríamos a seguinte linha de passos:
  1. Levantar da cama e ir ao banheiro;
  2. Tomar banho e escovar os dentes;
  3. Se não houver pasta, pegar uma nova no armário;
  4. Se a barba estiver grande, fazer a barba;
  5. Se vestir;
  6. Sair para o trabalho.
Esse é um exemplo de algoritmo que realizamos todos os dias. Nem percebemos, mas quase sempre realizamos as tarefas na mesma ordem.

Sendo assim, um algoritmo é um conjunto de regras ou instruções definidas de forma precisa, utilizado para resolver um problema. O algoritmo não é a solução para o problema, mas é o caminho para a solução.

É exatamente assim que enviamos as instruções para o computador para que ele as execute e gere a função desejada. Programas de computador podem ser escritos em diversas linguagens diferentes, entretanto todos eles passam pelo processo de criação da lógica, que é o algoritmo. O algoritmo não é a única forma de representar a lógica de um programa de computador, entretanto é a mais utilizada.

Para criar um algoritmo temos que ter em mente que o problema proposto deve ser dividido em três partes: Entrada, Processamento e Saída. A Entrada é onde estarão dispostos os dados para a resolução do problema. No Processamento são localizados os procedimentos para a resolução do problema. A Saída é onde serão apresentados os dados processados, é onde será apresentada a solução para o problema.


Vamos imaginar o seguinte problema:

Analisar as notas da AV1 e AV2 de um determinado aluno e verificar se ele possui uma média maior ou igual a 12. Caso a média seja igual maior ou igual a 12 o aluno não precisará fazer a AV3, se a nota for inferior a 12 o aluno deverá fazer a AV3.


Variáveis: AV1, AV2 e Média. //Onde AV1 e AV2 são as entradas de dados.

Média = (AV1+AV2)/2 // Este é o processamento para obter a média.

//Está é a saída:


Se Média >= 12

Escreva: “O Aluno está Aprovado”;

Se não

Escreva: “O Aluno precisará fazer a AV3, pois está abaixo da média”;


Este algoritmo simples representa o calculo que é efetuado obtendo as duas primeiras notas de um aluno, somando-as e dividindo por 2 para obter a média entre as duas notas. Abaixo temos uma condição “Se”, que verifica se a média é Maior ou Igual a 12, sendo este o caso o aluno é aprovado sem a necessidade da AV3, tendo já obtido a nota necessária. Se a nota não for maior ou igual a 12, obviamente ela é menor que 12, e o aluno precisará fazer a AV3.Este algoritmo poderia ser facilmente traduzido em uma linguagem de programação qualquer, para a implementação de um programa de computador.