Protocolo é a definição de procedimentos e normas para a comunicação entre dois, ou mais, computadores.
Existem muitos protocolos. Cada um tem suas vantagens e desvantagens e são apropriadas para uma determinada função ou situação.
A camada na qual um protocolo trabalha descreve as suas funções. Mas para cada camada existem vários protocolos por que são apropriadas para diferentes requisitos e condições.
Vários protocolos podem trabalhar juntos sendo chamado de pilha de protocolos. As principais pilhas de protocolos são: IBM SNA, Digital Decnet, TCP/IP e Apple Apple Talk.
Quando um computador vai enviar dados, eles são passados para o protocolo ou pilha que o converterá no formato mais adequado para a transmissão. Será incluído informações adicionais denominadas HEADER como endereço, prioridade, tipo e demais informações que sejam necessárias para que os dados sigam o caminho até o computador de destino. O computador de destino deve possuir o mesmo protocolo ou pilha de protocolos para que interprete as informações adicionais para restaurar os dados originais.
Todas as operações que foram realizadas pelo computador que está emitindo o dado, serão realizados pelo que recebe os dados, mas na forma inversa. Para que a trans missão de dados tenha sucesso na rede, será necessário que o computador que envia e o computador que recebe os dados cumpram sistematicamente as mesmas etapas, para tanto, devem possuir as mesmas camadas e os mesmos protocolos.
Classificação dos Protocolos
OS protocolos podem se classificados em três níveis: aplicação, transporte e rede.
Protocolos de aplicação
São os que trabalham nas três camadas mas altas do modelo OSI(aplicação, apresentação e sessão). Eles proporcionam a interação de aplicativo para aplicativo e a troca de dados.
Exemplos: APPC, FTP, SNMP, Telnet e SMTP.
Protocolos de transporte
São os que asseguram o empacotamento e entrega dos dados.
Exemplos: SPX, TCP e UDP
Protocolos de rede
São os que controlam as informações de endereçamento e roteamento, estabelecem regras de comunicação e realizam testes de rros e pedidos de retransmissão.
Exemplos: IPX e IP