15 de mar. de 2015

Análise: TP-Link TL-WN721N


O TP-Link TL-WN721N é um adaptador de rede USB Wireless que opera com taxas de transferência de até 150Mbps à uma frequência de 2.4GHz. Ele é compatível com os padrões 802.11n, 802.11g e 802.11b e possui interface USB 2.0. O material do produto me surpreendeu bastante positivamente, sendo de ótimo acabamento e muito bonito.


Ele vem em uma caixa bem grande, pra comportar um dispositivo do tamanho de um pendrive, mas muito bonita. Dentro dessa caixa ainda vem outra caixa de material mais robusto, como um papelão branco com uma proteção de borracha para o dispositivo. É possível perceber que a TP-Link presa muito pela embalagem para garantir perfeito estado do dispositivo.


A antena ainda é acompanhada na caixa por um manual bem simples, um CD de instalação de driver e software de gerenciamento, além de um cabo extensor USB, assim como pode ser visualizado na foto acima.


O dispositivo conta com um LED de cor verde para indicar a transferência de dados e um botão PWS que serve para requisitar conexão wifi sem senha com roteadores que também possuam esta função.

Utilizo este tipo de interface de rede wireless em meu desktop que fica distante do roteador da casa, o que impossibilita a conexão por cabo. Além de preferir o wireless pois não há contato direto do computador com o modem, em minha região já perdi eletrônicos por quedas de raios, e um computador conectado direto no modem, que por sua vez está ligado à linha telefônica e a tomada em tempo integral, é um alvo fácil e candidato perfeito a ser afetado em uma queda de raios.


Nestas fotos é possível ver que estou utilizando o adaptador USB, mas ele não se faz necessário por que o dispositivo é bastante fino e não atrapalharia conectar outros periféricos nas portas USB traseiras de meu desktop.
Comparei a velocidade de download com esta antena e uma antiga genérica que estava utilizando e esta se mostrou ser muito superior, não tanto em taxas de download e upload já que meu modem não está tão distante assim. Mas, na transferência de arquivos na rede interna e também em seu raio de alcance. Ela localizou redes que eu não encontrava antes nem com a placa wireless de meu notebook.

O software de gerenciamento que acompanha o produto se faz desnecessário, não tendo nenhum papel relevante além do básico.
O driver não foi instalado automaticamente no Windows 7, sendo necessário utilizar o CD de instalação que acompanha o produto.
Em meu desktop com Windows 8.1 pluguei a placa sem desconectar a anterior na esperança de que o próprio Windows Update buscasse o driver, e foi o que aconteceu.

Estou bastante satisfeito com o produto e o recomendo. Este modelo da TP-Link peca apenas por não operar também na frequência de 5GHz. Então se você não faz questão de operar em outra frequência ou nem possuir um roteador que opere em 5GHz, que é o meu caso, este modelo é perfeito. Podendo ser encontrado a partir de R$38,00 pela internet no momento em que publico esta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário