20 de dez. de 2017

Projetos com Raspberry Pi 3


Desde que adquiri um Raspberry Pi 3, fiz alguns projetos e extraí o máximo deste fabuloso e incrivelmente computador.  Vou falar brevemente sobre alguns destes projetos, sei que parte deles, até merecem um tutorial completo de montagem e configuração (talvez eu me anime em escrever). Não vou falar sobre especificações técnicas, pois são facilmente localizáveis com breve pesquisa no Google. 

Raspbian


O Raspbian é um sistema operacional completo, uma experiencia desktop bastante solida, principalmente pelas ferramentas de desenvolvimento já instaladas. É uma distribuição Linux que atenderia como desktop de navegação web para grande maioria das pessoas que fazem uso básico de um navegador. Mas não é só isso, por ser um Linux em toda sua grandeza, é muito versátil podendo rodar diversas aplicações. É possível, inclusive, criar sua própria aplicação em Python, dentro do Raspbian e utiliza-lo como servidor, interagir com o ambiente externo, instalando sensores e comandando elementos com as saídas GPIO do Raspberry. 

Para maiores informações: https://www.raspbian.org/

OpenELEC + KODI


O OpenELEC é, também, uma distribuição Linux que pode ser instalada no Raspberry Pi. Seu maior principal propósito é, juntamente com o KODI, fazer do Raspberry uma central multimídia completa.

Site oficial: http://openelec.tv/

Já fiz outros projetos com o Kodi rodando em um notebook, aliado com outros serviços, baixando filmes e séries automaticamente. Mas, ter um Raspberry dedicado para esta função é maravilhoso. A interface é ótima, basta plugar um HD externo e ter toda sua biblioteca bem organizada. Além de plugins que possibilitam canais, filmes e séries por Streaming.



Montar um Mídia Center com Raspberry é uma das melhores coisas que pode fazer.

Mini Super Nintendo (Video-Game Retrô)



A alguns meses comprei outro Raspberry para montar este projeto, de forma permanente. Todos os componentes somados não passam dos R$400,00. Menos da metade de um Mini Super Nintendo Original. E nele é possível rodar jogos de muitas outras plataformas. Obviamente o case impresso em impressora 3D não tem o mesmo acabamento, mas impressiona.


Storage - Open Media Vault


Este é meu projeto favorito. 
Ainda estou trabalhando nele, sempre melhorando a solução e aprendendo mais sobre as possibilidades da ferramenta. Ter um Storage em casa com todas as ferramentas proporcionadas pelo Open Media Vault, e que consome cerca de R$10,00 de energia por ano é fabuloso.

O Open Media Vault é um software livre para quem precisa de um Storage bastante completo, adaptado para rodar com maestria no Raspberry Pi: https://sourceforge.net/projects/openmediavault/

Uso alguns plugins, dentre eles um que me possibilita compartilhamento de arquivos na minha rede doméstica via rede, entre todos os computadores e celulares. Até mesmo acesso remoto aos arquivos via redirecionamento de portas. Também, uma emulação do Apple Time Capsule que me possibilita fazer um backup de hora em hora do meu computador.



Utilizo, também, um plugin de servidor PLEX. Isto me possibilita ver filmes e séries na minha smartTV, computador, Playstation e Celular na rede doméstica e de forma remota. Sem falar do plugin do Transmission, que é um cliente para download via Torrent que posso acessar de qualquer lugar e iniciar um download. Assim, quando chego em casa o filme que desejo, ou o episódio novo da minha série favorita já está disponível para visualização. É um Storage completo para uso doméstico.

É possível utilizar essa solução para uma pequena empresa, entretanto é necessário estar atendo às limitações do Raspberry, como porta de rede de 10/100 e USB2.0. Estou torcendo para que a nova versão atualize estes dois quesitos para 10/100/1000 e USB3.0, assim será possível maior velocidade na transferência de dados.

Coloquei meu Raspberry em um case de MacMini e conectei dois HDs externos, o visual ficou muito bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário