15 de abr. de 2018

Backup Windows 10 em Unidade de Rede


O Windows 10 possui um recurso semelhante ao TimeMachine do Mac OS, nele é possível fazer backup em um dispositivo de rede, em uma unidade USB, ou em um disco secundário do sistema. Esse backup é realizado automaticamente, em um tempo pré determinado sem a necessidade de uma ação do usuário e pode ser uma mão na roda em caso de alguma pane repentina do sistema.

Neste backup, são armazenadas configurações do sistema e arquivos de usuários, e podem ser recuperados no momento de uma reinstalação do sistema, ou mesmo, podem ser acessados através da unidade de backup.

Passo 01


Clique no botão iniciar do Windows 10 e selecione configurações, ícone logo acima do botão de desligar. Selecione a última opção "Atualização e Segurança".

Passo 02


Nesse passo, você deve selecionar a unidade de destino do backup. Clique no ícone de adicionar, serão listadas as unidade de disco conectadas ao USB da sua máquina, ou mesmo as unidades de rede. No meu caso, desejo armazenar o backup no meu servidor doméstico, a unidade desejada não foi listada, então basta clicar em "Mais opções", para uma busca avançada.

Passo 03


Clique em "Selecionar um local de rede" para navegar dentre os dispositivos e unidades de sua rede e selecione a unidade e pasta desejadas.


Selecionada unidade e pasta desejada o backup será iniciado. 



Passo 04

É possível ainda, selecionar a periodicidade em que o backup é realizado e mantido. Por padrão, o Windows fará backup a cada uma hora, alterei para que o backup seja realizado apenas uma vez por dia, e que armazene o backup até um mês. Utilizo essa unidade para backup do meu Macbook e armazenar mais alguns arquivos, então é importante não lotar.


Pode parecer óbvio, mas a unidade de destino do backup deve ter espaço disponível superior, ou igual, ao seu disco principal. É possível também, selecionar quais diretórios deseja efetuar backup, de modo a não ocupar espaço com dados sem importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário